Blog do Marombeiro → Aprenda como malhar da maneira correta!

Se você seguiu minha jornada no ano passado, você notaria que eu fazia muita corrida. Quase todos os meses eu tive uma corrida para completar e foi a experiência mais gratificante.

Interação de nutrientes: cálcio, fósforo, vitamina D e proteína!

É importante lembrar que é difícil, se não impossível, discutir o cálcio sozinho. O metabolismo do cálcio é um esforço colaborativo entre cálcio, fósforo, vitamina D e proteína. Assim como uma orquestra musical, todos esses nutrientes são necessários para criar o produto final se é uma música bonita ou uma matriz ósea perfeita.

O metabolismo do cálcio é colaborativo

O cálcio dietético deve se mover através do lúmen intestinal durante a digestão normal para fornecer um pool de cálcio para manter os níveis séricos. No entanto, a proteína dietética é necessária para fornecer IGF-1 no soro, que por sua vez interage com o sistema renal para transformar a vitamina D em uma forma ativa.

Calcio

A transcrição resultante do receptor de vitamina D fornece os substratos necessários para mover o cálcio através dos compartimentos luminal, basolateral ou intercelular, conforme necessário para manter os níveis séricos. Sem estes passos de intervalo, o cálcio não estaria disponível para substituir e manter pools de soro.

O metabolismo do cálcio interage com o fósforo em adultos saudáveis

Uma meta-análise recente de Fenton e colegas ilustrou a relação dependente entre o fosfato e as mudanças no equilíbrio de cálcio que ocorrem principalmente no rim.

Calcio

Esta pesquisa mostrou uma correlação inversa entre as diminuições no cálcio urinário com o aumento das doses de fosfato, ao mesmo tempo em que demonstrou que o equilíbrio de cálcio aumenta proporcionalmente com o fosfato. Particularmente durante os períodos de crescimento, os alimentos que contêm cálcio e fósforo podem levar a efeitos positivos sobre a saúde óssea.

Relação entre a absorção fracionada de cálcio e a vitamina D do soro

Pesquisas acumuladas por Heaney e colegas ajudam a compreender a forte correlação entre o nível de vitamina D e a absorção de cálcio. O trabalho reforçou o conceito de que equipes de nutrientes colaboram para controlar e manter os níveis séricos dentro do corpo humano. A fração de absorção subiu dramàticamente até atingir um limite superior de 80 nmol / L de vitamina D sérica e depois desabafa.

Calcio

Este mecanismo compensatório mostra o sistema de comunicação exclusivo que afeta diretamente o quanto de um nutriente disponível é absorvido e o mecanismo de sinalização para mudar as vias metabólicas para ajustar o transporte.

Esses mecanismos ajudam as mudanças na ingestão dietética e nutrientes disponíveis para serem submetidos a uma adaptação ao nível do sistema para assegurar nutrientes consistentes para funções metabólicas.

Efeitos das deficiências nutricionais de vitamina D e cálcio

Existem efeitos específicos de tecido de cálcio e vitamina D inadequados em cálcio sérico e vitamina D. O papel dos receptores de detecção de cálcio que direcionam mudanças metabólicas para manter níveis normais de cálcio extracelular está apenas começando a ser entendido.

Calcio

As células receptoras de cálcio são encontradas principalmente nas glândulas paratireóides, mas também estão localizadas em outras áreas do corpo. Eles foram mostrados através de pesquisas para detectar até mesmo as menores mudanças no cálcio sérico e procurar fontes imediatas de cálcio celular para restaurar os níveis plasmáticos ao alcance normal.

A baixa vitamina D do plasma também diminuirá a atividade enzimática da 25-OHD-uma-alfa-hidroxilase. Isso, por sua vez, pode mudar a diferenciação e proliferação normais de células ósseas e intestinais. As deficiências tanto no cálcio como na vitamina D prejudicarão a função desses mecanismos e outros para restaurar o cálcio sérico. As deficiências a longo prazo preparam o cenário para o risco de doença crônica.

Importância da proteína dietética

O esqueleto e o músculo compreendem aproximadamente 50% das lojas de proteínas do corpo. Saropenia é um termo usado para descrever perda de força muscular e massa. Um certo grau de saropenia é encontrado em mais de 50% dos adultos de 80 anos ou mais.

Calcio

É uma das principais causas de risco de queda. É necessária uma proteína dietética adequada para fornecer os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas musculares. A qualidade da proteína também é importante.

Os produtos lácteos são boas fontes desses nutrientes porque eles contêm a leucina de aminoácidos, bem como o cálcio para sustentar a manutenção muscular e óssea. O risco de queda pode ser reduzido pelo consumo de proteína adequada que também contém cálcio [21,22,23,24].