Blog do Marombeiro → Aprenda como malhar da maneira correta!

Se você seguiu minha jornada no ano passado, você notaria que eu fazia muita corrida. Quase todos os meses eu tive uma corrida para completar e foi a experiência mais gratificante.

Conheça os beneficios que a ingestão de vitaminas podem trazer!

São micronutrientes essenciais no processamento de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Ainda que as vitaminas sejam substâncias fundamentais ao corpo, a maior parte dos animais não pode produzi-las em porção bastante, ou não as acarreta. Por este razão, a consumo de alimentos que as contenham é essencial.

No pessoa, a porção a ser ingerida pode variegar de acordo com idade, coito, estado de saúde e exercício física do pessoa sem efeitos colaterais. As doses precisam ser aumentadas em gestantes e lactantes, em cidadãos em desenvolvimento ou com saúde debilitada, e inclusive trabalhadores em utilidades que exijam bastante força físico. Porém, é um ardil julgar que os alimentos são capazes de ser bico pelas vitaminas: sem a consumo da alimento, o corpo apenas não pode absorvê-las.

O que são vitaminas?

As vitaminas são classificadas de acordo com substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras, as vitaminas A, D, K, armazenadas no coragem, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. As substâncias lipossolúveis não são fácil excretadas pelo corpo e tendem a se abarrotar provocando alantíase se ingeridas em exagero.

Vitaminas

Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis em água, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), que permanecem no corpo por um acanhado tempo de tempo antes de serem excretadas pelos rins e, por essa justificativa, precisam ser ingeridas todos os dias. A B12 similarmente é hidrossolúvel, porém permanece armazenada no coragem.

Tipos de vitaminas

A agrupamento das vitaminas é ensejo somente por suas solubilidades e não pelas utilidades que exercem. Cada uma é encarregado pela ou mais utilidades específicas, altivamente do grupo a que pertencem.

Vitaminas

Grupo das vitaminas lipossolúveis compreendem:

  • Vitamina A - Fundamental oxidante que protege células em oposição a radicais livres. Principais fontes: frutas e verdura de coloração forte, como cenoura, aboboreira, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como coragem, ovos e leite.
  • Vitamina D - É sintetizada com a auxilia dos raios solares e indispensável para a fabricação de insulina e a preservação do sistema imunológico. Auxilia na absorvimento do cálcio. Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão.
  • Vitamina K - Elemento na formação de 13 proteínas fundamentais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos. Principais fontes: alimentos verdes, como verdura de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).
  • Vitamina E (tocoferol) - Forte antioxidante em oposição a radicais livres; previne o carcinoma e doenças cardiovasculares; protege o sistema garanhão; previne cachoeira; reforça o sistema imunológico; benefício a atuação da insulina. Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, verdura de folhas verde-escuras.

Grupo das principais vitaminas hidrossolúveis (complexo B):

  • Vitamina B1 (Tiamina) - Preserva sistema nervoso e circulatório saudáveis; ajuda na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; benefício a ofício cerebral; batalha a stress e a exaustão; converte o açúcar no sangue em força. Principais fontes: verdura de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.
  • Vitamina B2 (Riboflaviana) - Ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne cachoeira; auxilia na arranjo e preservação da pele e na fabricação do hormônio adrenalina. Principais fontes: verdura, grãos integrais, leite e carnes.
  • Vitamina B3 (Nicotinamida) - Amplifica a circulação; reduz triglicérides e colesterol; auxilia no desempenho apropriado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo em oposição a poluentes e toxinas. Principais fontes: fermento, carnes magras de bovinos e de aves, coragem, leite, gema de ovos, cereais integrais, verdura de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.
  • Vitamina B5 (Ácido pantotênico) - Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; previne degeneração de cartilagens; auxilia na construção de anticorpos; reduz colesterol e triglicérides; auxilia nas disfunções hormonais. Principais fontes: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, fermento, verdura (brócolis), algumas frutas (abacate), oogônio de peixes de água fria, geleia atualidade.
  • Vitamina B6 (Piridoxina) - Reduz o perigo de doenças cardíacas; auxilia na preservação do sistema nervoso central e no sistema imunológico; reduz espasmos musculares; alivia enxaquecas e náuseas; reduz o colesterol; benefício a ficção; previne aterosclerose e carcinoma. Principais fontes: cereais integrais, bago de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e verdura (espinafre).
  • Vitamina B7 (Biotina) - Ajuda no desenvolvimento telefone celular, fabricação de ácidos graxos e diminuição de açúcar no sangue; batalha infecções; promove a saúde das glândulas sudoríparas, do fazenda nervoso, da caracu óssea, das glândulas sexuais e células sanguíneas; previne a calvície; alivia dores musculares; baixa a agressão à insulina em diabéticos. Principais fontes: carne de aves, coragem, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.
  • Vitamina B9 (ácido fólico) - Preservação dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso; antitóxico; auxilia a combater o primeiro infarto, o carcinoma de mama e de cólon, parasitas intestinais e alantíase alimentar; diminui o perigo de aterosclerose; promove a saúde dos cabelos e da pele; reforça o sistema imunológico e o sistema nervoso central. Principais fontes: coragem, rins, verdura de folhas verdes, couve-flor.
  • Vitamina B12 (Cobalamina) - ajuda a associação de células vermelhas do sangue; preservação do sistema nervoso; auxilia no desenvolvimento e progresso do corpo. Principais fontes: coragem, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.
  • Vitamina C (ácido ascórbico) - Básico para a associação do colágeno; auxilia na preservação das utilidades glandulares e do desenvolvimento; preservação dos tecidos; previne o carcinoma; amplifica a proteção; protege em oposição a infecções. Principais fontes: frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, ladrão papaia) e verdura frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentão verde).
  • Alto - Auxilia na memorização e no tratamento do Alzheimer; controla o colesterol e as gorduras no corpo; auxilia a eliminar substâncias tóxicas (venenos e drogas) e na reconstrução do coragem arruinado pelo bebida alcoólica. Principais fontes: lecitina de soja, gema de ovo.

Curiosidades sobre vitaminas

Indivíduos que vivem em regiões de pouca existência de raios ultravioleta B ou de pele escura, idosos e cidadãos obesos contem, em maior parte, graus menores de vitamina D por causa de à pouca absorvimento dos raios solares.

Vitaminas

Pesquisas recentes demonstraram que a consumo em exagero de betacaroteno e de vitamina A por mulheres lactantes portadoras de HIV amplifica a abundância viral no leite. O fumo agregado a altas doses de betacaroteno similarmente parece reforçar o perigo de carcinoma de pulmão. O exagero da vitamina A pode adulterar o corpo e provocar doenças e má formação de nascença.

As células cancerosas são as nossas próprias células que dispararam a crescer e a se amiudar. Então, necessitam de nutrientes mais que qualquer outra célula do corpo. Por essa justificativa, as vitaminas – em sui generis o ácido fólico (B9), básico para a divisão telefone celular – são capazes de ajudar para a alastramento do carcinoma. Em indivíduos livres dessa enfermidade, as vitaminas abrange grande quantidade de proteção em oposição a este mal.

Vitaminas

Indivíduos que se alimentam especialmente de carboidratos processados (arroz apaniguado, farinha de trigo e açúcar brancos) estão sob o perigo de carência da vitamina B1. O arroz e os grãos de trigo polidos, do mesmo jeito que o açúcar branqueado, abrange todas as vitaminas removidas no processamento.

O ácido pantotênico (B5) pode ser abalado no cocção dos alimentos (assados e fervuras), bem como em alimentos regados a vinagre, bicarbonato de sódio e enlatados. A vitamina B12 similarmente é errada na ebulição para fabricação de iogurtes e no leite abrasador.